-
Arquitetos: Estudio PK
- Área: 200 m²
-
Fotografías:Alejandro Peral
-
Fabricantes: Grohe, Samsung, TECNOCOM
Ícone
Esta é uma casa isolada localizada em San Fernando, uma província de Buenos Aires a poucos quilômetros do Rio da Prata. Respeitar a forma da casa existente e usar uma estrutura leve no novo edifício foram duas premissas e eixos estruturais para levantar o conceito e o partido do projeto. Com base nas possibilidades e oportunidades que o edifício antigo ofereceu a casa foi desenvolvida em dois andares e as diferentes premissas foram planejadas, sempre capturando as melhores orientações, não apenas horizontais, mas também zenitais.
Contexto
A casa está localizada em uma vizinhança com escala suburbana e respeita os regulamentos do local. Tem uma relação introvertida com a rua que beneficia o uso exclusivo de um pátio de acesso que coexiste diretamente com a sala de jantar, criando assim uma fusão com o jardim que através da circulação articula a frente e os fundos, gerando ventilação cruzada direta.
Matéria
A constituição estrutural da casa é baseada em materiais nobres, mas, acima de tudo, foi decidido trabalhar com um sistema construtivo seco, leve e rápido. No volume existente, toda a estrutura foi exposta, o reboco das paredes foi removido deixando o tijolo visto e o mesmo conceito foi usado com o teto mostrando as lajes originais. Os acabamentos interiores e recintos, incluindo a porta principal, foram trabalhados em ferro preto, continuando com a linha de fabricação.
As aberturas, de PVC impactam no interior do ambiente. O novo volume, inteiramente feito a seco, Balloonframe, foi implantado como um ninho no edifício existente, com uma materialidade oposta à casa antiga, mas totalmente complementar, gerando um diálogo entre o antigo e o moderno.
Vínculo
A ligação da habitação com o exterior é uma das questões mais importantes. Estudamos a maneira de nos ligarmos diretamente ao ambiente, gerando focos e sensores de luz nas duas direções espaciais, horizontal e verticalmente.
Sistema
Os arquitetos destacam a importância dos percursos, os quais, à medida que se avança, se descobre diferentes situações. Ao entrar no pátio de acesso, você tem uma primeira aproximação à fachada, onde é possível ler a coexistência de ambos os sistemas. Uma vez lá dentro, há um primeiro contato com outro espaço verde sob a escada, a luz, que costura ambos os casos e a poucos metros de distância, a vista do jardim. A casa é um fole que dialoga entre a frente e a parte de baixo.
Investigação
O maior desafio enfrentado na concepção e construção desta casa foi trabalhar com um sistema de construção atípico para a área, buscando melhorar e cuidar do edifício antigo. A prioridade sempre é a orientação solar, pelo uso eficiente da energia no inverno e no verão, a flexibilidade dos ambientes, a fusão com o exterior e também o uso de materiais regionais e nobres, juntamente com detalhes simples e sintéticos.